Plano Mobilidade Urbana

Instituto Mobilidade Verde apresenta conceito de “Placemaking” orientado para os bairros da cidade de São Paulo.

 

Em parceria com os escritórios Zoom e H2C, o Instituto Mobilidade Verde apresentou o conceito de Placemaking,  trata-se de  uma abordagem para o planejamento, concepção e gestão de espaços públicos. Durante alguns meses uma equipe de urbanistas e especialistas em mobilidade urbana,   pesquisou os  ativos de uma comunidade local , suas inspirações e   potencialidades , o objetivo  foi gerar conhecimento para  o desenvolvimento de espaços públicos para promover  a saúde, felicidade e bem-estar das pessoas.

Os conceitos por trás do placemaking começaram na década de 1960 , quando escritores como Jane Jacobs e William H. Whyte  ofereciam  idéias inovadoras sobre o projeto de cidades para atender  as pessoas e não apenas para carros e centros comerciais. Esse trabalho centrou-se na importância dos bairros mais vivos  e  espaços públicos mais convidativos,  calmos,  enfatizando os elementos essenciais para a criação de vida social.


“Nós acreditamos  que indivíduos e grupos têm suas próprias narrativas de lugar. É preciso criar lugares que favoreçam ou reforcem a identidade local, suas histórias e suas formas de viver”.

 Por outro lado as cidades precisam redefinir suas metas para as suas ruas , para que elas  possam atender às necessidades da  população e  da cidade em crescimento  de forma dinâmica , através de ações que colaboram para  resolver os problemas de  segurança, acidentes com veículos, congestionamento, tráfego com fraco desempenho, e definir  o tipo de transporte e como eles irão se conectar  entre si,  ônibus ,  trilhos e  redes de bicicletas e calçadas, e ativar os ambientes que são inóspitos para as pessoas . É preciso propor métricas que  demonstrem essa abordagem. O sucesso destes projetos  irão favorecer  os bairros do futuros e serão vitais para a construção de apoio público .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s