Escola de Parklet

-1Escola de Parklet

O objetivo do curso é subsidiar o aluno com técnicas de ativação do espaço público, levando em conta os usuários do entorno, a sensibilização do local e a criação de indicadores que permitam estabelecer uma conexão entre usuários e o lugar.

Qual a diferença entre construir um espaço público e criar um lugar? O curso vai mostrar experiências em intervenções urbanas cujo objetivo é a transformação de espaços em lugares melhores para se viver. Como conectar o espaço com o seu entorno, conhecer, identificar as narrativas locais e aplicá-la na intervenção urbana.

Escola de Parklet – Conselho de Arquituetura do Acre:
Cau/AC http://www.cauac.gov.br/?p=4150

 Escola de Parklet – Conselho de Arquitetura de Goias:
CAU/GO –

Escola de Parklet Drinkfinity

Sábado, dia 11 de outubro fizemos uma oficina de criação de parklet que foi promovida pela Drinkfinity , uma Start Up envolvida com criação de formas revolucionárias de beber água e bebidas… A idéia da oficina de criação de parklets foi juntar criativos para pensar a cidade, refletir sobre formas de perceber a cidade a partir do nosso repertório de percepções espaciais, a perspectiva de cidade que conhecemos. Qual o nosso lugar? Que conexão temos com o espaço a nossa volta? Como podemos melhorar lugares e conectar pessoas com a cidade? Andar pela cidade e descobrir novas possibilidades de exercer a cidadania a partir do espaço, é possível? . Como são feitos os caminhos, como podemos melhorar os caminhos? Partimos destas reflexões para pensar em intervenções urbanas e a construção do lugar.  Drinkfinity fica na Vila Madalena e é um Loft onde funciona um Hub, lá há um movimento criativo intenso que pensa como as pessoas irão beber água no futuro… O Instituto Mobilidade Verde trabalhou com essa galera para falar um pouco sobre cidade, como construir cidades que amamos? Durante a oficina o pessoal foi convidado a construir um Parklet a partir de peças de lego, após a aplicação de exercícios de percepção do espaço fomos visitar um Parklet há um quarteirão do local, onde havia comidinhas e Champangne aguardando… Uma tarde uma inspiradora e criativa.

Fotos no Pinterest : Escola de Parklet Pinterest

a_capa_parklet_drink a_escola_parklet_drink15 a_parklet_drink49 a_escola_parklet_drink3 a_escola_parklet_drink13

a_parklet_drink22

a_parklet_drink20

a_parklet_drink45 a_escola_parklet_drink8 a_escola_parklet_drink2 a_parklet_drink29 a_escola_parklet_drink11 a_escola_parklet_drink9 a_escola_parklet_drink12 a_parklet_drink30 a_escola_parklet_drink16 a_parklet_drink46 a_escola_parklet_drink10 a_parklet_drink24 a_parklet_drink43 a_parklet_drink23 a_parklet_drink51 a_parklet_drink21 a_escola_parklet_drink14 a_parklet_drink31 a_parklet_drink36 a_parklet_drink25 a_parklet_drink28 a_parklet_drink44 a_parklet_drink47 a_parklet_drink42 a_escola_parklet_drink17 a_parklet_drink32 a_parklet_drink34 a_escola_parklet_drink a_escola_parklet_drink19 a_parklet_drink33 a_escola_parklet_drink1

Escola de Parklet na Escola São Paulo

escola de parklet escola_parklet5 escola_parklet1 escola_parklet6 escola_parklet13 escola_parklet12 escola_parklet10 escola_parklet9 escola_parklet7 escola_parklet36 escola_parklet35 escola_parklet34 escola_parklet31 escola_parklet30 escola_parklet25 escola_parklet22 escola_parklet19 escola_parklet18 escola_parklet15 escola_parklet14

 

 

 

 

 

 

150414_parklets_021-1

Anúncios

12 respostas em “Escola de Parklet

  1. Meu nome é Leandro Cunha, Existe um terreno da prefeitura que esta abandonado na frente do meu predio na rua botucatu numero 567. Gostaria muito de realizar um parklet ou praca oara uso publiconesta via. Como posso faze-lo com a ajuda de voces?

  2. Olá, gostaria de saber se existe previsão para novas datas do curso de Parklet. Meu interesse é adotar o conceito dentro de uma escola estadual, em Mairiporã-SP. Minha esposa é professora nesta unidade de ensino, onde ocorrem diversas atividades culturais. O problema é que não há nenhuma estrutura que permita realizar as atividades com conforto, e gostaria de proporcionar isto aquela comunidade.

  3. Me chamo Thays, faço arquitetura e urbanismo e estou muito interessada em devolver ao meu bairro algo que resgate o sentimento de comunidade. Uma iniciativa que estou em comprometendo a realizar até o final desse ano é a de fazer um pocket park em algum vazio urbano que existe na região. Um local que está na minha mente é um “beco” abandonado bem próximo ao metrô belém (zona leste de são paulo) queria muito a ajuda de vocÊs em: como posso saber se esse local é público? como posso encaminhar um pedido para a prefeitura ? existe um modelo de documento já enviado para a prefeitura com o qual eu posso me basear ? A ajuda de vocês seria fundamental, peço que entrem em contato por facebook (inbox).
    Obrigada!

  4. Moro no Jardim da Saúde e iniciamos um pequeno grupo de moradores preocupado com a decadência, a falta de segurança e outros itens mais, estamos tentando melhorar o bairro e gostaria de saber se vocês podem nos dar sugestões.

    • Eu não tive a resposta de vocês, nem sim nem não!
      (Moro no Jardim da Saúde e iniciamos um pequeno grupo de moradores preocupado com a decadência, a falta de segurança e outros itens mais, estamos tentando melhorar o bairro e gostaria de saber se vocês podem nos dar sugestões.)

    • Moro no Jardim da Saude e tenho interesse em implementar um centrinho do bairro onde perfeitamento pode contemplar um ou mais parklets
      estamos discutindo isso no plano diretor de sp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s