Instituto Mobilidade Verde está na cidade de Portland – EUA, estudando os Jardins de Chuva

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Portland tem desenvolvido projetos urbanos para melhorar a qualidade da água do rio que corta a cidade  ao mesmo tempo que controla os riscos de  inundação e a  integração:  microdrenagem e  paisagem urbana.

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Em 2005 a prefeitura e a Universidade de Portand instalaram o projeto Green Street no centro da cidade. Trata-se de uma intervenção urbana inovadora, eles desenvolveram um conjunto de jardins de chuva projetados para capturar e infiltrar aproximadamente 8.000 m² de escoamento de agua da chuva. A instalação do projeto priorizou o espaço dos pedestres. O projeto tem demonstrado que áreas fortemente urbanizadas podem receber projetos de microdrenagem urbana com benefícios ambientais sem interferir na paisagem urbana.

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Os jardins de chuva são coletores de águas pluviais superficiais, a água da chuva é interceptada antes de cair na boca de lobo e ir para as galerias. Hoje toda água da chuva vai diretamente para as galerias e transportadas até os pontos de lançamento, ou seja, para os rios da cidade ou para as bacias de amortecimento ( piscinões).  O Jardim de chuva  intercepta a água antes de chegar na boca de lobo, a agua é acumulada num jardim que recebe um tratamento com pedra, cascalho, areia etc… que filtra a água  e permite a infiltração da água no solo a uma taxa de  20 cm  de água por hora. Os jardins de chuva recebem a água da sarjeta e do passeio de pedestre, eles estão interconectados, desta forma, dependendo da intensidade da chuva o excedente é enviado para o proximo jardim e assim sucessivamente.  A quantidade de água e infiltração  vai depender da profundidade e tamanho do jardim.

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Os jardins de chuva são utilizados como Traffic Calming, ajudam nas travessias de pedestres, ilhas de canalização de fluxo de veículos…

O Instituto Mobilidade Verde juntamente com o Engenheiro especializado em recursos hídricos Guilherme Castagna , estão desenvolvendo o primeiro projeto de jardins de chuva na via pública, o objetivo é ajudar o  de São Paulo regulamentar os jardins de chuva como um instrumento urbanístico da cidade e contribuir com  o sistema de micro-drenagem , paisagem urbana e qualidade de vida dos cidadãos.

12644755_10201253915266350_7761164493617622340_nLincoln Paiva / Presidente do Instituto Mobilidade Verde

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