Portland tem desenvolvido projetos urbanos para melhorar a qualidade da água do rio que corta a cidade ao mesmo tempo que controla os riscos de inundação e a integração: microdrenagem e paisagem urbana.
Em 2005 a prefeitura e a Universidade de Portand instalaram o projeto Green Street no centro da cidade. Trata-se de uma intervenção urbana inovadora, eles desenvolveram um conjunto de jardins de chuva projetados para capturar e infiltrar aproximadamente 8.000 m² de escoamento de agua da chuva. A instalação do projeto priorizou o espaço dos pedestres. O projeto tem demonstrado que áreas fortemente urbanizadas podem receber projetos de microdrenagem urbana com benefícios ambientais sem interferir na paisagem urbana.
Os jardins de chuva são coletores de águas pluviais superficiais, a água da chuva é interceptada antes de cair na boca de lobo e ir para as galerias. Hoje toda água da chuva vai diretamente para as galerias e transportadas até os pontos de lançamento, ou seja, para os rios da cidade ou para as bacias de amortecimento ( piscinões). O Jardim de chuva intercepta a água antes de chegar na boca de lobo, a agua é acumulada num jardim que recebe um tratamento com pedra, cascalho, areia etc… que filtra a água e permite a infiltração da água no solo a uma taxa de 20 cm de água por hora. Os jardins de chuva recebem a água da sarjeta e do passeio de pedestre, eles estão interconectados, desta forma, dependendo da intensidade da chuva o excedente é enviado para o proximo jardim e assim sucessivamente. A quantidade de água e infiltração vai depender da profundidade e tamanho do jardim.
Os jardins de chuva são utilizados como Traffic Calming, ajudam nas travessias de pedestres, ilhas de canalização de fluxo de veículos…
O Instituto Mobilidade Verde juntamente com o Engenheiro especializado em recursos hídricos Guilherme Castagna , estão desenvolvendo o primeiro projeto de jardins de chuva na via pública, o objetivo é ajudar o de São Paulo regulamentar os jardins de chuva como um instrumento urbanístico da cidade e contribuir com o sistema de micro-drenagem , paisagem urbana e qualidade de vida dos cidadãos.
Lincoln Paiva / Presidente do Instituto Mobilidade Verde