Instituto Mobilidade Verde lança o projeto Biblioteca Afetiva – Narrativas Locais

cropped-img_46611.jpgBiblioteca Afetiva ( Narrativas Locais)

Com a crescente urbanização, falta de espaços públicos,  forte  verticalização dos bairros  tem causado um efeito muito perigoso que é a falta de narrativas locais, isso se dá pela falta  de convívio entre as pessoas, culminando pelo esquecimento, esvaziamento da memória do bairro. Novos empreendimentos são feitos, novas pessoas chegam ao bairro, não criam laços, nem raízes, não conhecem as narrativas locais, não convivem, não usam os espaços públicos, não ligam para o bairro. Reunir as pessoas, escutar os moradores mais antigos, contar a história do bairro são parte deste projeto que visa trazer maior afetivida entre as pessoas e o seu espaço, conectar as pessoas com o seu bairro. A criação de laços afetivos fazem as pessoas cuidarem mais do local onde mora, cria vitalidade social e econômica, segurança e qualidade de vida.

Estamos procurando voluntários para o levantamento das narrativas locais, vamos montar finalmente a biblioteca afetiva, o projeto começa com a seleção de antigos moradores de um  bairro, começaemos pela Vila Madalena, para gravar suas histórias de vida no bairro, as raízes do bairro, mitos e lendas…trabalho, educação… faremos a transcrição e levaremos para as escolas locais onde as crianças irão ilustrar estas histórias e fazer uma cartografia afetiva baseado nos relatos, que serão digitalizadas e inseridas no site biblioteca afetiva… a idéia é ir ampliando o projeto para outros bairros, cidades… O objetivo deste projeto é recuperar as narrativas locais… Hoje na maioria das grandes cidades  os bairros são pobres de narrativas locais.

Porquê o bairro tem esse nome? porquê a rua tem esse nome? porque ele foi criado? quem morou aqui? quais eram as lendas e mitos da região? queremos fazer um memorial digital para que as pessoas possam uma relação afetiva com o seu espaço, cuidar da rua, conhecer pessoas… hoje as pessoas moram num endereço sem nenhuma história, sem nenhum vínculo com o bairro… Se você não tem nenhum vínculo com o espaço onde você mora, você não liga, não cuida, não vive nele…

Objetivo:

Catalogar 6 bairros por ano
60 histórias por ano.

Ampliar o projeto ano a ano…

Primeiro bairro: Vila Madalena – SP

Operação:

1) Começaremos o levantamento das histórias através de voluntários e redes sociais
2) Seleção das histórias
3) Gravação de vídeo de até 3 minutos ( até 10 histórias por bairro)
4) Transcrição das histórias
5) Workshop de desenho com crianças até 12 anos ( parceria com escolas locais)
6) inserção das histórias no site
7) divulgação das histórias pelo portal Catraca livre e redes sociais

A Biblioteca Afetiva será virtual

Para ser voluntario ou sugerir personagens, moradores antigos:
contato@mobilidadeverde.org

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s