Resultado de pesquisa sobre territórios em Afuá é aplicada na cidade de São Paulo

Em fevereiro de 2014 viajamos para Afuá, cidade de 40 mil habitantes no delta do rio Amazonas, ao noroeste da Ilha do Marajó,   o objetivo era entender qual o efeito sobre a percepção sobre o território para  pessoas que vivem numa cidade onde é proibido por lei o uso de carros e motos. Afuá tem um lei municipal que proibe a circulação de carros e motos.
Aplicamos a metodologia do professor Donald Appleyards ( Berkeley , MIT) , que consiste em perguntar para as pessoas o que ela considera como território dela na cidade onde vive. Nas grandes cidades a maiorida das pessoas tendem a respoder da mesma forma dependendo o grau de carregamento das vias ( rua com tráfego pesado, médio e leve) , ou seja, quanto mais pesado é o trafego de automóveis , menos relação com o espaço as pessoas tem. Geralmente quem mora numa rua muito movimentada aponta apenas a sua casa como parte do seu território na cidade, essas pessoas também acabam utilizando o carro para a maioria de suas necessidades e tem pouca relação social com vizinhos e comunidade, ao passo que,  quem mora em ruas mais tranquilas relacionam a rua onde mora e até mesmo o bairro onde mora como parte do seu território e também tem relações sociais mais abrangentes .
donald_applayardE numa cidade sem nenhuma influência do carro?  O que as pessoas consideram como parte do seu território?

Veja o vídeo da pesquisa em Afuea  e veja a diferença entre a percepção de espaço e responda, quem vive isolado? moradores das grandes cidades ou os moradores da pequenina cidade de Afuá?

O vídeo é um resumo da pesquisa sobre percepção de territórios e serviu como base para nossos projetos sobre Parklets e Pocket Parks na cidade de SP e mostra a importância da criação de espaços de convivência e meios alternativos de transportes não motorizados na cidade, mostra também como faz toda a diferença sobre a valorização de espaços públicos, cidadania e meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s