Instituto Mobilidade Verde e Reud inauguram 1º Pocket Park na Rua Oscar Freire em São Paulo

pracinha pracinha7Hoje inauguramos a Paricinha Oscar Freire, no lugar de uma simples  rampa de acesso de estacionamento, nasce uma pracinha em meio a um dos pontos econômicos mais importante da cidade com acesso público e gratuito.  A Pracinha Oscar Freire foi construída dentro do conceito de Pocket Park ou “espaço livre” cujo objetivo é transformar espaços públicos ou privados em lugares mais humanos, alterando o seu uso e a sua função, no lugar de uma rampa de acesso de carros, uma praça com uso compartilhado onde as pessoas podem sentar, descansar, ver uma exposição de arte, ler um livro e conviver em cultura de paz.
pracinha6

pracinha5 pracinha4 pracinha2A Pracinha Oscar Freire é projeto temporário e faz parte de um debate mais amplo sobre a construção de cidades mais humanas e sustentáveis, uma iniciativa da Reud, uma empresa de desenvolvimento imobiliário cujo projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Mobilidade Verde uma ONG sem fins lucrativos especializada na transformação de espaços em lugares humanizados. O objetivo da Praça é   discutir novos instrumentos urbanísticos que permitem transformar pequenos espaços e, lugares mais agradáveis, seguro para melhoria da qualidade de vida e valorização da comunidade.

pracinha8  pracinha11 pracinha9

O primeiro Pocket Park surgiu em Nova York em 1967 próximo a 5ª Avenida, a pedido do então presidente da CBS, Williian Paley que contratou os arquitetos paisagistas Robert Zion e Harold Breen para criar um pequeno parque de baixa manutenção com paisagismo, cadeiras leves e portáteis, emprego de materiais duráveis.

pracinha10 pracinha13 pracinha12 pracinha11

Sobre a Reud:
A REÜD é uma empresa privada de desenvolvimento imobiliário com sede em São Paulo, e é o núcleo de desenvolvimento para o fundo da TFP. Dedicamo-nos a aperfeiçoar a vida urbana, criando melhores espaços de convivência do futuro – hoje. Criamos áreas cuidadosamente projetadas que privilegiam a comunidade e se integram harmoniosamente ao entorno

Sobre o Projeto:
O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo Instituto Mobilidade Verde / Zoom Arquitetura, cujo desafio foi construir uma praça sem bloquear o acesso do estacionamento. A praça foi construída em 2 patamares de forma que pudesse ser mais acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida e com a inclusão do conceito de escadas “bancos” de forma que todos os pontos de acesso são bancos para sentar. O uso da madeira torna o espaço mais orgânico e convidativo, a rua foi pintada em efeitos tridimensionais como faixas de segurança, para mostrar ao motorista que aquele espaço é prioridade do pedestre e a necessidade de atenção no uso compartilhado. O espaço contém programação gratuita com atividades recreativas, workshop, área para eventos e food Truck. A programação estará disponível na grande lousa interativa instalada no espaço.
pracinha6 pracinha11 pracinha5 pracinha4 pracinha12

Uma resposta em “Instituto Mobilidade Verde e Reud inauguram 1º Pocket Park na Rua Oscar Freire em São Paulo

  1. Pingback: São Paulo inaugura seu primeiro Pocket Park | Cidade de Ideias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s