Fundação Konrad Adenauer Stiftung visita projeto Bicicloteca na Biblioteca Municipal Mario de Andrade em São Paulo

(dir p/ esq) Lincoln Paiva (Presidente do Instituto Mobilidade Verde), Dr. Klaus Reuter ( Agenda 21 Dortmund) Rainer Deppe ( Member of Parliament Rhine-Westphalia), Robson Mendonça ( Movimento moradores de rua), Gregory Ryan ( Konrad Adenauer Stifung) e Prof. João Alexandre ( Segurança Pública e Direitos Humanos)

Após mesa redonda em evento de Sustentabilidade promovido pela Câmara de Comércio Brasil e Alemanha. A Fundação Konrad Adenauer Stiftung juntamente com os Srs. Rainer Deppe membro do parlamento Alemão e representante do partido UDC ( Primeira Ministra Angela Merkel) e Dr. Klaus Reuter membro da agenda 21 de Dortmund, Gregory John Ryan visitaram o Projeto Bicicloteca na Bliblioteca Mario de Andrade, o Projeto é uma parceria entre o Instituto Mobilidade Verde e o Movimento Estadual de População em situação de rua de São Paulo.

A  “Bicicloteca” é uma biblioteca itinerante, um movimento independente  existente em diversas comunidades brasileiras  as  quais utilizam a bicicleta como veículo para o transporte de livros.  A Bicicloteca do  Instituto Mobilidade Verde foi desenvolvida para atender moradores de rua através do Movimento Estadual da População em Situação de Rua. Trata-se de um triciclo com capacidade para 150 kg de livros  que facilita o trânsito na cidade e o acesso de pessoas a cultura , o objetivo é facilitar o trabalho das comunidades que já atuam com cultura e inclusão social através da leitura.

O conceito de biblioteca itinerante nasceu da necessidade de levar cultura para as pessoas que por diversos motivos não tem acesso a biblioteca.  Qualquer ONG que trabalha com população carente, poderá requerer uma Bicicloteca,  bastando para isso o envio de uma solicitação  formal ao Instituto Mobilidade Verde.  O IMV vai priorizar aquelas que já trabalham com comunidades sem acesso a biblioteca, ou com população em situação de risco e  que reúnam as seguintes   condições  mínimas : Uma pessoa para condução do veículo ( que não necessita de habilitação especial) , realizar a manutenção  mensal e terem local para guardar a bicicloteca com segurança. O Instituto realiza um treinamento sobre como abordar as pessoas  e formas menos burocráticas para a doação de livros,  a Bicicloteca do Instituto Mobilidade Verde tem um padrão diferente  das Bibliotecas itinerantes convencionais,  que  emprestam livros, a idéia não é apenas  emprestar livros,  mas doa-los para uma outra pessoa apos leitura. O objetivo é formar leitores e que estes novos leitores doem seus livros para outras pessoas. Os livros serão carimbados para “lembrar” ao leitor de doa-los novamente, criando assim um ciclo de leitura permanente.

O programa vai monitorar as doações e  realizar o cadastramento das pessoas, desta forma será Possível conhecer o paradeiro de pessoas que estão desaparecidas e abandonadas na cidade, respeitando o direito de cada indivíduo.

Quem quiser doar livros para a biblioteca itinerária  poderá deixá-los na Biblioteca Mário de Andrade até o dia 25 de julho.  Além do Movimento estadual da População em Situação de Rua, outras ONGs serão contempladas com o triciclo até o final deste ano.

O projeto Bicicloteca do Movimento Estadual da População em Situação de Rua visa recuperar moradores de rua através da inclusão social pela leitura e pelo trabalho de inserção e  assessoria jurídica e social que é parte do trabalho desenvolvido pelo Movimento.

A idéia de criar uma Bicicloteca padronizada nasceu da necessidade do Movimento Estadual de População em Situação de Rua em levar livros para os moradores de rua através de um veículo leve que poderia entrar em praças e locais de difícil acesso, que não necessitaria de um condutor com habilitação e  que não gerasse custos com combustíveis e tivesse capacidade para levar a maior quantidade de livros possível, desta necessidade nasceu a Bicicloteca que na verdade é um triciclo com diferencial traseiro, freio a disco e amortecedor na roda dianteira  e capacidade para levar 150 kg de livros no baú acoplado na parte traseira do veículo.

A  Secretaria do Verde e Meio Ambiente apóia  o projeto de forma Institucional e a Biblioteca Mário de Andrade apóia  através da cessão de espaço para a exposição da Bicicloteca   até o evento de lançamento e com a doação de livros.

Serviço:
Evento de doação da Bicicloteca para o Movimento de Moradores de Rua.

Dia 25 de julho às 16h ( Dia do Escritor)
Local: Biblioteca Municipal  Mário de Andrade  – Rua da Consolação,  94
Doações de livros poderão ser realizados na própria biblioteca.

O Instituto Mobilidade Verde é uma ONG sem fins lucrativos que trabalha para diminuir os impactos do acúmulo de automóveis nas cidades através de transportes alternativos, programas de saúde, cultura e meio ambiente ligados ao setor de transportes.

Maiores detalhes: contato@mobilidadeverde.org
Lincoln Paiva: lincoln@mobilidadeverde.org

O Movimento Estadual de População em Situação de Rua, trabalha para retirar Moradores de Rua da Vida marginalizada, dando assessoria jurídica, ajudando na qualificação profissional e retirada de documentos e encaminhando para projetos sociais e empregos.

Maiores detalhes: Robson Mendonça – situacaoderua@yahoo.com.br

Anúncios

2 respostas em “Fundação Konrad Adenauer Stiftung visita projeto Bicicloteca na Biblioteca Municipal Mario de Andrade em São Paulo

  1. Pingback: Fundação Konrad Adenauer Stiftung visita projeto Bicicloteca na Biblioteca Municipal Mário de Andrade em SP | Gaia Brasil

  2. Pingback: Fundação Konrad Adenauer Stiftung visita projeto Bicicloteca na Biblioteca Municipal Mário de Andrade em SP | Gaia Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s